segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O Folclore Paraibano e suas tradições. 7ºAno


QI Questão De Inteligência
Grupo:Pâmella Marianna, Vitória Rebeca, Lyandra Gabriella, Rebecka Emmanuelly , Gabriely Sales e Shirley Oliveira.
Série:7° ano                Prof:Irlânia Leite

      Tema: O Folclore Paraibano e suas tradições.

        O folclore paraibano é um orgulho, é fabuloso é um dos mais, ricos no Brasil, pelos seus ritmos, graciosidades,belezas,movimentos  etc.
      A Paraíba é dona de um rico cúmulo folclórico que se manifestam em: imaginações populares, danças, folguedos, peças e em fim uma grande festa pronta pra você....
  
           Lendas...

Papa- figo: O papa figo, que na verdade é uma alcunha de “Papa-figado”, trata-se de um homem que atrai crianças com doces e brinquedos e as mata para fazer crueldade e depois comer.


Flor-do-mato:Um dos nomes do caipora-fêmea no folclore da Paraíba. Tem os mesmos atributos de guiar a caça e gostar do fumo. “Só favorece ao pobre caçador, quando por sua vez  se vê beneficiada em alguma coisa. Não o sendo , fica sumítica, irada e se vinga escondendo a caça, afugentado-a para longe, gostando de brincar, debicando ou fazendo com que o homem se canse e nada consiga. Depois assobia, vaiando. Chega até da boas gargalhadas de deboche ... Para fazê-la  mansa, para fazer flor (boa e ajudando gente), é necessário levar no bornal uma lembrança,que se bota num pé de pau e ela vai buscar, e como sei que ela gosta de fumo ela ta nas minhas mãos.

Comidas Típicas:Pé-de-moleque, bolo de batata doce, bolo de fubá, quindim, mungunzá, canjica, pamonha, pão de queijo, arroz de carreteiro, e outros.

                              Quadrilhas...

Moleca sem vergonha orgulho para nos todos, ganhou em 1° lugar em um festival na Paraíba em Campina Grande e hoje esta começando a sua fama.


Jóia rara (Mamanguape) mais uma quadrilha que brilha no nosso estado trazendo alegria pra muita gente que dança, por vontade não por ganhar ou perder.

                     
                         Anexos...



            



É muito importante poder fazer um trabalho desse, com a cultura do nosso estado, a beleza, movimentos tudo  mesmo adoro o são João... e muitas vezes pensamos que é fácil um trabalho desses, mais quando temos a informação que passam o ano todo treinado pra fazer bonito no seu dia ficamos encantados, mas na realidade quem tem o seu sonho de participar de uma quadrilha viaja, passa o ano todo treinando mas no seu dia não desanima, pelo contrário tem orgulho por tudo que passou,  é um quadrilheiro com muita honra.




3 comentários: