quarta-feira, 15 de agosto de 2012


Professor:  Ataídes
Disciplina: História
Aluna: Thainá Ferreira
Série: 7 °ano








Resistência Indígena


Na chegada do Brasil,os Portugueses se depararam com os nativos indígenas.Estes inicialmente,não se mostraram hostis estabelecendo com os estrangeiros,atividades de escambo entre os produtos aqui existentes,como o Pau-Brasil,em troca de presentes vindos de Portugal,construídos por pequenos utensílios domésticos.Devido a necessidade de mão-de-obra para extração do Pau-Brasil e outros recursos naturais, colonizador Português começou aos poucos ,a escravidão indígena.


Resistência Negra 


No desenvolvimento do regime escravocrata no Brasil,observamos que os negros trazidos para o trabalho no espaço colonial sofriam um grande número de abusos.Dura rotina de trabalho era geralmente marcada por longas jornadas e a realização de tarefas que exigiam um grande esforço físico.Dessa forma, principalmente nas grandes propriedades observa-se que o tempo de vida de um escravo não ultrapassava o prazo de uma década.

Um comentário:

  1. Em toda a nossa história o indígena e o negro serviram de mão-de-obra barata, mas mesmo assim o espirito de resistência e de enfrentamento estavam presentes.

    ResponderExcluir