terça-feira, 19 de março de 2013

O cotidiano dos operários durante a Revolução Industrial

Disciplina: História
Prof: Ataídes Silva
Aluna: Maria Gabrielly
Turma: 8º Ano

A Revolução Industrial inglesa com a mecanização da produção mudou completamente a vida dos trabalhadores. Eles moravam geralmente próximos às fábricas, em casebres pobres e pequenos. As ruas eram sujas e esburacadas, exalando mal cheiro constante. Os trabalhadores precisavam precisavam acordar de madrugada para não chegar atrasado ao trabalho. O expediente começava por volta das cinco ou seis horas da manhã. Geralmente em pé, os operários davam extensas jornadas de traballho que chegavam a 16 horas diárias. Havia um pequeno intervalo para o almoço no final da manhã. Alimentavam-se basicamente de batatas cozidas com um pouco de bacon e chá. Os operários geralmente sentavam no chão da fábrica para comer e quase não conversavam pois em no máximo quinze minutos teriam que retornar ao trabalho que se estendia até nove da noite. Após o expediente não havia disposição para divertimentos. Alguns, porém, dirigiam-se aos bares, onde bebiam, para esquecer a rotina do trabalho. O jantar ao chegar em casa era quase sempre a base de batatas e sopa de aveia. Nas fábricas também empregava-se a mão de obra feminina e infantil. A remuneração destes era menor que a remuneração masculina. Enquanto os pais trabalhavam, muitas crianças ficavam sozinhas em casa. Geralmente os mais velhos cuidavam dos mais novos. A vida era muito dura e a rotina cansativa.

4 comentários:

  1. Sua pesqusia ficou muito boa. Você conseguiu mostrar a dura realidade dos trabalhadores ingleses na época da Revolução Industrial. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Eitxa gaby ficou o moxiimo pois mostrou a realidade dos trabalhadores naqela epooca ! Parabens veeey contiinue assim !

    ResponderExcluir